Ouvidoria | Acesso á Informação A A+ A-
Foto: TCE AP

Inicia hoje o Levantamento do Índice de Efetividade da Gestão Municipal - IEGM/2018

20/04/2018

Iniciou hoje (20), o prazo para os gestores dos 16 municípios do Estado responderem as 268 perguntas do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM/2018). O levantamento avalia a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos gestores em 2017, em sete indicadores: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção ao cidadão e governança da tecnologia da informação.
O IEGM está em seu terceiro ano de apuração de indicadores, com objetivo de evidenciar a correspondência entre as ações dos governos e as exigências da sociedade. Ele apura a qualidade dos gastos públicos e dos investimentos realizados. A efetividade das políticas públicas e faz a mensuração dos serviços prestados ao cidadão.
Os técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) já visitaram todos os municípios, onde reuniram com os gestores, apresentaram os questionários e os resultados do levantamento referente a 2016.
Segundo Felipe Rodrigues técnico de controle externo, se tem verificado uma mudança nas administrações a partir do IEGM. "Notamos o empenho das prefeituras na busca por avanços em suas gestões. O levantamento além de ser um processo de fiscalização, ele vem para auxiliar a gestão", disse o técnico, informando que o planejamento ainda é um dos pontos mais vulneráveis dos órgãos, "ele reflete nas demais áreas como saúde e educação".
Paulo Sergio Mendes, secretário de planejamento e orçamento de Macapá, ressaltou a avaliação feita por meio do IEGM, que vem auxiliando nos últimos anos os trabalhos da prefeitura da Capital. "Esse tipo de levantamento leva a Prefeitura e se olhar internamente, vê o que está fazendo e com base nas informações e análises do Tribunal de Contas do Estado podemos melhorar nos serviços oferecidos aos cidadãos. Chega até ser uma competição interna", disse.
A avaliação do levantamento se dar da seguinte maneira: os municípios são classificados por porte pequeno, médio e grande, e os sete quesitos levantados são avaliados por letras A: Altamente efetiva; B+: Muito efetiva; B: Efetiva; C+: Em fase de adequação e C: Baixo Nível de adequação. Os resultados devem ser consolidados até final de 2018.

Principais Notícias

Michel Houat Harb toma posse na presidência do TCE Amapá