Ouvidoria | Acesso á Informação A A+ A-
Foto: TCE AP

Prorrogação: Gestores Municipais podem apresentar suas contas de gestão até setembro de 2018

27/04/2018

O Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) alterou o prazo para a apresentação da prestação de contas dos gestores municipais até o dia 17 de setembro de 2018, para apresentaram suas contas de gestão, conforme Decisão Normativa nº 004/2018-TCE/AP;
A alteração se deve ao novo modelo de prestação de contas inaugurado pelo TCE/AP, através do qual os gestores devem apresentar o relatório de gestão com enfoque no desempenho e nos seus impactos na sociedade. Os jurisdicionados terão que dissertar sobre sua gestão e apresentar a forma da utilização dos recursos públicos, indicando se houve a melhoria dos serviços oferecidos aos cidadãos.
O novo formato reproduz experiência bem-sucedida de outros Tribunais de Contas do Brasil, como o Tribunal de Contas da União, e visa redimensionar esforços para outras fases do controle, permitindo atuação mais eficiente e efetiva do TCE/AP.
Novo modelo de Prestação de Contas
A Instrução Normativa TCE/AP nº 01/2017, aprovada em 20 de setembro de 2017, prevê a possibilidade do cumprimento da obrigação de prestar contas por meio do Relatório de Gestão, e permite que o Tribunal, com adoção de critérios objetivos de materialidade, relevância e risco, defina quais unidades jurisdicionadas terão o processo de contas constituído. Assim, todos os jurisdicionados prestarão contas por meio do Relatório de Gestão, o qual evidenciará, de forma robusta, o desempenho da gestão, mas somente um conjunto selecionado de unidades jurisdicionadas terá suas contas julgadas.



Assessoria de Comunicação Social

Principais Notícias


Michel Houat Harb toma posse na presidência do TCE Amapá

Acesso Rápido