Ouvidoria | Acesso á Informação A A+ A-
Foto: TCE AP

Gestores devem apresentar Relatório de Gestão até setembro

28/06/2018

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) alterou o prazo para que gestores estadual apresentem ao TCE/AP o Relatório de Gestão, referente ao exercício de 2017. A partir da Decisão Normativa 005/2018-TCE/AP, os jurisdicionados estadual tem até 17 de setembro para apresentar o Relatório de Gestão. As unidades jurisdicionadas, cujos responsáveis terão as contas de 2017 julgadas pelo Tribunal, terão o prazo de até 20 de novembro para apresentação das peças complementares que comporão os processos de contas desse exercício.
A alteração é devida o novo modelo de prestação de contas do TCE/AP, no qual os gestores devem apresentar o relatório de gestão com enfoque no desempenho e nos seus impactos na sociedade. Os jurisdicionados terão que dissertar sobre sua gestão e apresentar a forma da utilização dos recursos públicos, indicando se houve a melhoria dos serviços oferecidos aos cidadãos.
O novo formato reproduz experiência bem-sucedida de outros Tribunais de Contas do Brasil, como o Tribunal de Contas da União, e visa redimensionar esforços para outras fases do controle, permitindo atuação mais eficiente e efetiva do TCE/AP.

Novo modelo de Prestação de Contas
A Instrução Normativa TCE/AP nº 01/2017, aprovada em 20 de setembro de 2017, prevê a possibilidade do cumprimento da obrigação de prestar contas por meio do Relatório de Gestão, e permite que o Tribunal, com adoção de critérios objetivos de materialidade, relevância e risco, defina quais unidades jurisdicionadas terão o processo de contas constituído. Assim, todos os jurisdicionados prestarão contas por meio do Relatório de Gestão, o qual evidenciará, de forma robusta, o desempenho da gestão, mas somente um conjunto selecionado de unidades jurisdicionadas terá suas contas julgadas.

Relatório de Gestão e processo de Contas
É preciso ficar atento para as Decisões Normativas (previstas nos artigos 4º e 5º da IN TCE/AP nº 001/2017) e observar quais unidades jurisdicionadas apresentarão apenas o Relatório de Gestão e quais deverão apresentar as peças necessárias a fim de constituir o processo de Contas.



Assessoria de Comunicação Social

Principais Notícias


Homenagem no Legislativo tem a participação do vice-presidente do TCE Amapá Presidente do TCE Amapá participa de posse no Judiciário Conselheiros do Tribunal de Contas prestigiam posse no Ministério Público Dia da Mulher tem programação especial no TCE Amapá Novos dirigentes tomam posse no TRE

Acesso Rápido