Ouvidoria | Acesso á Informação A A+ A-
Foto: TCE AP

Escola Municipal José Duarte recebe projeto "TCE Vai à Escola"

11/11/2018

Dando continuidade ao projeto piloto "TCE Vai à Escola" , o Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) realizou na última sexta-feira (9), visita a Escola Municipal José Duarte, onde membros, servidores, diretores e técnicos do órgão conversaram com os estudantes a fim de conscientizar, informar e estimular a prática do controle social nos alunos, bem como, aproximar a classe estudantil da instituição.
Os alunos que já visitaram o TCE, fizeram uma apresentação musical e teatral na quadra, mostrando o que aprenderam sobre a atuação do Tribunal e como eles podem contribuir com o controle social dentro. "O projeto envolveu não só os alunos, mas também os professores, coordenação pedagógica e outros funcionários. Agradecemos ao Tribunal por escolher nossa escola para iniciar esse projeto, que traz uma contribuição importante para a formação cidadã dos alunos?, agradeceu a diretora, Ana Lúcia Costa.
O presidente do TCE, conselheiro Ricardo Soares, juntamente com a conselheira substituta Terezinha Botelho, procuradora-geral de Contas Raquel Barbalho e demais servidores foram recebidos pelos alunos e diretores. De maneira didática e utilizando uma linguagem bastante acessível, a coordenadora do projeto Regiane Guedes explicou aos alunos as principais atribuições do TCE e como o cidadão pode exercer o controle social a fim de que os recursos públicos arrecadados pelo estado em forma de impostos, taxas e contribuições retornem para a sociedade como obras e serviços de qualidade, além de políticas públicas.
"O Tribunal de Contas está aqui fazendo a sua parte e convidando vocês a conhecerem melhor a instituição e a exercer o controle social. O conhecimento é a chave para uma visão crítica da sociedade, mas para isso é preciso levar a sério a educação, os estudos, e cobrar que os órgãos públicos façam a sua parte, oferecendo boas instalações e condições de estudo", disse Ricardo Soares.
Para a coordenadora do projeto Regiane Guedes a semente do bom controle deve brotar e se ramificar nos mais variados ambientes como o da educação, nas escolas. "Eles são o futuro do país e precisam conhecer o TCE/AP para nos auxiliar no controle", concluiu.
Participaram da ação a diretora da Escola de Contas Xirlene Costa, diretora de controle interno Dacicleide Cunha, o diretor da área de informática Marcus Santana, assessores e técnicos.

Principais Notícias

Michel Houat Harb toma posse na presidência do TCE Amapá