Ouvidoria | Acesso á Informação A A+ A-
Foto: TCE AP

TCE quer estimular sustentabilidade na administração pública durante Fórum de Boas Práticas

09/05/2019

A sustentabilidade na administração pública estará em evidência entre os dias 23 e 24 de maio, durante o IV Fórum Permanente de Boas Práticas, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TER/AP) em parceria com diversos órgãos públicos. O Tribunal de Contas do Amapá (TCE/AP) participará do evento debatendo o tema.
O auditor de Controle Externo, Maurício Oliveira, é quem vai representar o TCE Amapá no debate sobre o assunto. Segundo ele, a nível de governo federal o tema está avançado, porém, na esfera estadual ainda são vistas pequenas práticas que precisam ser ampliadas. "Nesse painel vamos conhecer os órgãos estaduais que já desenvolvem essas atividades, mostrar as dificuldades que encontraram para executar as ações, e os motivos que levaram à mudança. Queremos mostrar que quando se adotam práticas sustentáveis há uma economia de recursos que podem estar sendo aplicados em outras áreas", explicou.
Ele disse ainda que o TCE Amapá, por ser um órgão de controle, tem a função de cobrar junto aos seus jurisdicionados medidas de sustentabilidade na administração. "Já temos em nossos relatórios de gestão um item que aborda a sustentabilidade e os recursos naturais. A instituição que entrega o relatório de gestão precisa responder perguntas sobre consumo eficiente de energia, redução do desperdício de água, reciclagem de papel, licitações sustentáveis, entre outros. Nossa ideia ao participar do Fórum é promover essa discussão a nível estadual. Não queremos apenas cobrar, mas estimular que essas ações sejam implementadas", adiantou Maurício.
O Fórum Permanente de Boas Práticas é coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), e tem como objetivo a troca de experiências entre as instituições públicas para a evolução na administração e melhoria na gestão nos órgãos públicos.
O tema escolhido visa estimular a implementação de boas práticas de sustentabilidade na administração pública a fim de preservar o meio ambiente e reduzir gastos.
A participação no Fórum é gratuita e será aberta ao público em geral, com foco nos gestores públicos, servidores e acadêmicos. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 13 de maio pela internet.

São parceiros: Tribunal de Justiça do Amapá, Governo do Estado, Prefeitura de Macapá, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual, 22º Brigada de Infantaria de Selva e Universidade Federal do Amapá.

______________

22.05.2019 - Atividade Programada
18h - Credenciamento
18h30 - Abertura: Composição da mesa