Artigos científicos de servidores do TCE Amapá são publicados em livro nacional

Janderson Carlos Nogueira Cantanhede - quinta, 13 de agosto de 2020
Artigos científicos de servidores do TCE Amapá são publicados em livro nacional
TCE - Comunicação

Dois artigos científicos escritos por servidores do Tribunal de Contas do Amapá fazem parte do livro anais do I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), ocorrido em novembro de 2019, em Foz do Iguaçu (PR). Após a seleção dos 20 melhores trabalhos, feita por uma comissão de professores gabaritados e titulados, os autores apresentaram seus artigos durante o Congresso. Após toda a revisão, edição e diagramação do documento, o Instituto Rui Barbosa (IRB) disponibilizou esta semana o livro em sua biblioteca.

O artigo Controle Externo da Receita: a experiência do TCE AP com o levantamento de governança e gestão fiscal foi desenvolvido pelos servidores Cirilo Ferreira Neto, João Augusto Vianna, Rafaela Fecury, Vitor do Espírito Santo Côrtes e pela conselheira substituta Terezinha Botelho.

Já o artigo Avaliação dos Indicadores de Implementação e Gestão das Unidades de Conservação Estaduais do Amapá no período de 2013 a 2018 foi escrito pelos servidores Marcos Côrtes, Maurício de Souza, Carina Baia Rodrigues e Dacicleide Gatinho.

No I Congresso Internacional de Controle Externo, temas como tecnologia da informação aplicada ao setor público, avaliação de políticas públicas, governança pública, normas internacionais de auditoria, fronteiras da contabilidade pública, entre outros assuntos de grande interesse foram discutidos, estimulando a disseminação de ideias e o compartilhamento de boas práticas.

O conselheiro Edilberto Lima, vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB, disse que reflexões são uma evidência de como os Tribunais de Contas estão em sintonia com o seu tempo. Para o presidente do TCE Amapá, conselheiro Michel Houat Harb, as publicações demonstram o alto nível técnico dos servidores amapaenses.