Dia das Ouvidorias ressalta controle social e transparência

Janderson Carlos Nogueira Cantanhede - sexta, 28 de fevereiro de 2020
Dia das Ouvidorias ressalta controle social e transparência
TCE - Comunicação

No Dia da Ouvidoria, Tribunais de Contas de todo o país promovem evento para estimular controle social e transparência. Para celebrar o Dia da Ouvidoria, Tribunais de Contas de todo o país vão realizar, no dia 16 de março, o “Ouvidoria Day”, evento de estímulo à atuação das Ouvidorias dos Tribunais de Contas com ênfase no fomento ao Controle Social e à Transparência Pública.

A ideia surgiu durante reunião ordinária do Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social do Instituto Rui Barbosa (IRB), em meio à programação do Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Foz do Iguaçu-PR, em novembro de 2019. O objetivo da proposta é que cada Tribunal de Contas, por intermédio da sua Ouvidoria, promova no Dia da Ouvidoria uma programação referente à data, com a respectiva divulgação de suas ações.

No Amapá, o “Ouvidoria Day”, que tem por tema InterAgir no Meio do Mundo, será realizado no dia 16 de março, de 8h às 12h, no auditório do SEBRAE, com a apresentação de palestras sobre temas que estimulem o fomento a implementação das Ouvidorias na Administração Pública, bem como o controle social.

“É um momento importante para estimular a integração das Ouvidorias Públicas e promover a divulgação das ações desenvolvidas por suas equipes técnicas, fortalecendo a transparência e o controle social”, explica o Ouvidor-Geral de Contas do TCE/AP, conselheiro Reginaldo Parnow Ennes”.

O evento reunirá chefes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, ministério público, gestores da administração pública direta e indireta dos municípios e estado do Amapá, estudantes e demais interessados no tema ouvidorias.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link https://www.even3.com.br/ouvidoriaday/