Membros e servidores recepcionam imagem de Nossa Senhora de Nazaré

Janderson Carlos Nogueira Cantanhede - quarta, 23 de setembro de 2020
Membros e servidores recepcionam imagem de Nossa Senhora de Nazaré
TCE - Comunicação

Membros e servidores do Tribunal de Contas do Amapá recepcionaram na terça-feira (22/09), a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Com participação restrita e seguindo as normas de segurança de combate ao coronavírus, uma missa foi celebrada pelo bispo Dom Pedro Conti, no hall de entrada da Corte de Contas.

Por conta da pandemia, a programação do Círio 2020 teve que ser adaptada à realidade. Ao todo, 47 instituições, entre órgãos públicos e organizações privadas se inscreveram para participar da programação oficial em homenagem à Virgem de Nazaré. A peregrinação está sendo restrita aos ambientes preparados pelas instituições visando evitar aglomerações.

Entre os dias 21 de setembro e 8 de outubro, as imagens abençoadas estarão expostas nas instituições para momentos de devoção, oração e homenagens.

O presidente do TCE Amapá, conselheiro Michel Houat Harb, deu as boas vindas à comissão de peregrinação, membros e servidores. Ele disse que a pandemia forçou muitas famílias e amigos a ficarem distantes, e que a realidade obrigou a sociedade a se reinventar. “Espero que possamos viver o novo normal, com fraternidade e solidariedade”, comentou.

O bispo Dom Pedro Conti também destacou a pandemia em seu discurso, e que a grave situação que o mundo enfrenta tem ajudado a humanidade a entender que estamos de passagem neste mundo. “O vírus não escolhe ricos e pobres. Todos estamos de passagem por aqui. Uma vida vivida só para passar bem é muito pobre e vazia. É preciso que olhemos para o próximo”, comentou.

Este ano, o Círio tem como tema “Maria de Nazaré, mãe da vida, mãe de todas as criaturas”. No dia 11 de outubro, dia do Círio, não haverá a grande procissão tradicional. As igrejas, reunidas em vicariato, farão suas pequenas procissões nos bairros, como forma de evitar grandes aglomerações.