TCE Amapá faz mapeamento de informações sobre Educação amapaense

Janderson Carlos Nogueira Cantanhede - quinta, 13 de agosto de 2020
TCE Amapá faz mapeamento de informações sobre Educação amapaense

Escolas de todos os 16 municípios do Amapá foram alvo de uma fiscalização minuciosa realizada pelo Tribunal de Contas do Amapá. O resultado é um relatório que aponta índices de qualidades e deficiências servindo de orientação aos gestores.

O documento final foi apresentado e julgado na sessão ordinária de quarta-feira (12/08), no TCE Amapá. A relatora do trabalho, conselheira substituta Terezinha Botelho, explicou aos demais conselheiros pontos de avanços e deficiências na educação municipal e estadual. Porém, dos 16 municípios do Estado, dez não ofereceram informações à comissão responsável pelo levantamento.

A auditoria realizada nas escolas é fruto da adesão do TCE Amapá ao acordo de cooperação celebrado entre o Tribunal de Contas da União (TCU), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB). No Amapá, os servidores Regiane Guedes Rodrigues e Maurício de Souza, sob a coordenação da conselheira substituta Terezinha Botelho, foram os responsáveis pelo trabalho.

A fiscalização avaliou a qualidade da infraestrutura escolar e a aplicabilidade dos recursos recebidos pelas escolas. No final, 24 recomendações foram feitas à Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Secretarias Municipais de Educação.

“No monitoramento verificamos o cumprimento das orientações que fizemos. Infelizmente dez secretarias municipais não encaminharam informações”, comentou Terezinha Botelho.

O presidente do TCE Amapá, conselheiro Michel Houat Harb, parabenizou o trabalho da comissão e lamentou a não participação dos municípios ausentes. “O trabalho realizado pela comissão vai muito além de identificar falhas e avanços, serve de orientação para os gestores”, destacou.

Prestação de contas

O Pleno do TCE Amapá também julgou contas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que foram aprovadas; duas prestações de contas da Controladoria Geral do Estado (CGE), ambas consideradas regulares, porém, em um dos processos houve aplicação de multa; e as contas da Câmara Municipal de Amapá consideradas irregulares e aplicação de multas.

O último item da pauta era uma comunicação de supostas irregularidades praticadas pela desembargadora Sueli Pini, no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AP). O Pleno decidiu não receber a comunicação por entender que a mesma fugia da competência do Tribunal de Contas do Amapá em julgar uso de recursos federais em diárias. Na mesma decisão, o processo foi extinto.

A próxima sessão ordinária está agendada para o dia 26 de agosto, às 9h30, com transmissão pelo Youtube.